
Árvores Gigantes da Amazônia
"Se você já ouviu falar no Sequoia National Park, provavelmente deve ter ficado impressionado com o tamanho das árvores deste verdadeiro santuário de árvores gigantes que fica na Califórnia (EUA), não é mesmo? Mas você sabia que a Floresta Amazônica Brasileira abriga árvores ainda mais altas?
A descoberta foi validada em agosto de 2019 por um grupo de pesquisadores, majoritariamente formado por engenheiros florestais, durante a Expedição Jari-Paru. O grupo percorreu cerca de 220 km de barco para encontrarem exemplares da espécie Dinizia excelsa, também conhecida como Angelim Vermelho, dentro de uma unidade de conservação estadual de uso sustentável, a Floresta Estadual do Parú, no Pará. A maior árvore localizada apresentou 88,5 metros de altura. Um recorde para a floresta tropical brasileira. E ela não estava sozinha, outras 38 árvores com altura superior a 70 metros foram encontradas, sendo que duas acima de 80 metros. O fato chamou a atenção dos pesquisadores, já que a média do dossel é de 45 metros na floresta amazônica, havendo casos extremos de cerca de 60 metros nas árvores de dossel emergente.
O curioso é que a descoberta se deu totalmente ao acaso, em um projeto que não tinha a menor intenção de encontrar árvores gigantes. Em 2016, o INPE lançou uma missão em larga escala dedicada a levantar informações da Floresta Amazônica Brasileira utilizando tecnologia laser aerotransportada para produzir um mapa de biomassa e, casualmente, encontrou árvores de altura superior a 70 metros.
Esse tipo de descoberta prova o quanto conhecemos pouco sobre a floresta e nos chama a atenção para a preservação. Além disso, é importante para a valorização das unidades de conservação e para o estabelecimento de políticas públicas de incentivo à pesquisa e monitoramento de nossa flora." Texto de Ryan Rodrigues - Terceiro Período de Engenharia Florestal - Grupo de Pesquisa Cerrado - UFG